Minas Gerais, Uberlândia, Centro Educacional Maria de Nazaré... Parte de um Brasil de tantas cores, caras, sons e sabores! Após uma maratona de formações com educadores em 17 municípios no interior de São Paulo durante o mês de maio, estar em Uberlândia me trouxe sabores renovados, sabores de esperança partilhados na experiência com Ateliês dialogando por uma infância rica em experiências criativas, diferentes e autônomas que o trabalho com as artes podem agregar na construção de saberes.
Conhecer a Rica experiência das educadoras do Centro Educacional Maria de Nazaré, com Lúbia e Luciana; onde sob a majestosa, sensível, encantadora e pontual gestora Marilda, encheu-me os olhos e alma de esperanças para o futuro das crianças não somente do espaço educativo que se encontram, mas também sendo inspiradora prática para outros educadores, escolas, instituições preocupadas com a infância das crianças do nosso país.
Os espaços das salas são acolhedores e inspiram diálogos entre as crianças e adultos como o menino que me observava olhando a cortina de plástico bolha, me abordando com um enorme sorriso e me mostrando que era uma cortina que fazia som. Mostrou-me apertando uma das bolinhas: ploc! Um objeto como tantos outros promovendo interatividade e significado nas relações e aprendizagens das crianças, que as torna protagonistas e construtoras de seus próprios conhecimentos.
Que as experiências educativas vivenciadas pela equipe do centro Educacional Maria de Nazaré, sejam partilhadas contadas e recontadas como a boa prosa mineira o sabe fazer, e encante a muitos outros como eu fui encantado e possamos juntos cada vez mais possibilitar diálogos, trocas e inspirações para a educação de todas as crianças brasileiras.
* Ronnie é ator, arte-educador e contador de histórias da Ópera Cômica de São Paulo.
Com certeza o dia 02 de junho foi uma noite especial, inspiradora... Fui apresentada ao ateliê, considerado espaço dos saberes, desejos e sonhos... Conversamos sobre a importância de dar liberdade, não oferecer caminhos prontos, ousar... Que possamos sempre compartilhar momentos como esse, afinal, nosso papel é muito forte na transformação da educação!!!
ResponderExcluir