terça-feira, 3 de maio de 2011

A capacidade (nossa) de re-criar: ensaios de uma experiência com a arte e o material não estruturado na escola.

Luciana Ribeiro*


“Eu afirmo: se dermos às crianças a mesma liberdade no processo artístico que lhes damos em suas brincadeiras, as crianças chegarão a excelência no aprimoramento do processo criativo".
(Anna Marie Holm)
 



No Centro Educacional Maria de Nazaré, temos tido a oportunidade de abrir diálogos com a equipe no sentido de nos permitir experimentar (degustar) da nossa própria capacidade criadora...
Em cada passo dado, a cada novo projeto ou encontro com as famílias nos perguntamos: Que pitada de criação vamos provar dessa vez? O ato de permitir-se tem nos favorecido encontrar cada vez mais com a nossa própria capacidade criadora. E cada um dos resultados nos traz a constatação de que podemos nos descobrir "criaturas criadoras" na nossa forma diversificada de expressar.
A escola conta hoje, em seu cotidiano, com iniciativas que visam a arte como um recurso purificador e essencialmente estimulante do conhecimento. As crianças têm estabelecido contato com materiais não estruturados através dos quais comunicam o seu pensamento e o expõem pelos espaços da escola. Assim, quem chega e nos visita se sente também convidado a compreender a educação infantil, publicada às avessas, segundo o olhar das crianças.
O mesmo acontece com as famílias: a cada reunião, festa, encontro, algo referente à arte é proposto. Seja na forma de ser convidado a estar conosco, seja na forma dos registros e obras que fazem coletivamente e deixam para a exploração das crianças nas suas salas de aula ou na nossa praça. Ou mesmo nos materiais que generosamente nos enviam dizendo: "Ah! Tinha esses tecidos em casa e resolvi mandá-los pra cá..." Ou ainda: "Professora, faço brinquedos do meu tempo de criança com pedaços de madeira, posso ensinar na próxima reunião...”
E assim temos experimentado, com um investimento fundamental de toda a equipe de educadores da escola, novos sabores que possam dar mais vida às aprendizagens das crianças quando provamos das delícias da arte!


 


 


*Luciana Ribeiro é coordenadora geral da Cenário Treinamentos e Cursos Livres e assessora do Centro Educacional Maria de Nazaré.

Um comentário:

  1. É sempre uma grande surpresa encontrar um ambiente que permita às crianças serem crianças e ainda mais conviver com pessoas que acreditam nos pequenos.
    Tudo fica mais belo nas mãos e no olhar de uma criança.
    Cada dia me encanto mais com o espaço e com a proposta pois sou mãe de um dos alunos da escola.
    Parabéns à Equipe

    ResponderExcluir