segunda-feira, 2 de maio de 2011

Centro Educacional Renascer da Criança: uma escola que caminha no "sentido" das crianças.

A escola...

Fabiana Oliveira Gomide*

No Centro Educacional Renascer da Criança as histórias se constroem e se reconstroem diariamente, a partir dos elementos humanos, espaciais, sociais, culturais e econômicos de que dispõe.

A instituição atende 55 crianças, filhas de famílias de baixa renda de um bairro periférico da cidade de Uberlândia – MG. Pelo convênio firmado com a prefeitura local, o total conveniado é de 40 crianças, para as quais a escola recebe uma subvenção.

Houve nos últimos dois anos, por parte da instituição, a preocupação com a estruturação dos ambientes educativos ou modificação dos espaços já existentes, reflexos de uma retomada metodológica da escola a qual previa a transição do puro assistencialismo à consciência educativa das práticas desenvolvidas na escola.

No trabalho pedagógico exercitado ultimamente, a premissa básica é a do aprender por meio do brincar. Assim, prioriza-se o cotidiano à rotinização do tempo das crianças na escola. Os cuidados básicos são considerados numa organização de horários, a qual prevê momentos para o banho, sono e alimentação (lembrando que a faixa etária atendida pela escola é a de 0 a 3 anos).

Além disso, hoje se compreende a preocupação em desenvolver ações que integrem, sobretudo, cuidados e educação. A proposta pedagógica contempla momentos de trabalho orientado e momentos “livres”, além da higiene e da alimentação. A organização do espaço e do tempo é privilegiada em prol da interação e da construção de conhecimentos.

No universo da escola, a brincadeira é uma atividade educativa fundamental. O espaço físico da instituição sofreu adaptações promovendo espaços que privilegiam o brincar. A instituição investiu recursos na compra de brinquedos e na adequação dos recursos de que já dispunha. Os espaços da escola são organizados de maneira a contemplar a proposta educacional que valoriza os jogos simbólicos e as experiências autônomas das crianças. As salas de aula são organizadas em cantos, os quais contam com brinquedos e jogos variados bem como os espaços coletivos da escola como ateliê e “cabana de encontros”.

No desenvolvimento das vivências e atividades propostas, o estabelecimento de vínculos entre os trabalhos propostos e o brincar acontece através da oferta de materiais e espaços comuns, articulando em torno dos projetos desenvolvidos. A escola vem, nos últimos anos, investindo em estudos sobre a pedagogia de projetos e, portanto, os mesmos têm sido disparados por meio da observação atenta do professor aos interesses das crianças, nem sempre revelados de forma clara ou articulados verbalmente em função da pouca idade.

Os encontros com as famílias são organizadas com o intuito de socializar com as mesmas os processos de construção das aprendizagens vividos pelas crianças. As mesmas contam, em sua organização, com a participação dos pequenos que “entendem” que os pais serão convidados a estarem na escola para a apreciação dos trabalhos e para uma conversa com a professora.

Faz-se necessário ressaltar que o exercício da documentação já ocorre na escola de maneira que, por meio destes, as famílias acompanham dia-a-dia as produções, avanços, projetos, discussões levantadas pelo grupo aprendente.

No que diz respeito à formação e aos estudos continuados dos professores, há parceria com a Cenário Treinamentos e Cursos Livres, a qual se responsabiliza pela assessoria educacional da instituição promovendo discussões, estudos, pesquisas e visitas técnicas com a equipe.



* Fabiana Oliveira Gomide é diretora do Centro Educacional Renascer da Criança

3 comentários:

  1. Parabéns Fabiana.Nossas crianças merecem um espaço para brincar aprendendo, se desenvolvendo e se alfabetizando emocionalmente. O único alerta é sobre TOMAR MUITO CUIDADO para que o "exercício da documentação, por meio do qual, as famílias acompanham dia-a-dia as produções, avanços, projetos, discussões levantadas pelo grupo aprendente" não se torne um instrumento de registro de reações comportamentais com a função de "lavar as mãos" da Escola e devolver o filho problemático para a família.

    ResponderExcluir
  2. Pena que as fotos não estão abrindo. Será que estão "pesadas" para o blogspot?

    ResponderExcluir
  3. É muito bom ver o crescimento de vocês,cada espaço conseguido mostra o desejo de fazer mais e melhor pela educação.Também não consegui ver as fotos, mas fiquei muito feliz!Abraço!

    ResponderExcluir