terça-feira, 31 de maio de 2011

Um pequeno relato de uma grande experiência: estar em Reggio Emília....



                                                                                                    Luciana Ribeiro *

Falar sobre as experiências vividas em Reggio Emília é falar da colheita de muitos, muitos desejos plantados e fartamente colhidos.

Tive a oportunidade de estar lá, em maio de 2007, juntamente com outros educadores brasileiros e de viver um pouco do muito que a cidade e a filosofia nos oferecem... Inquietude, interrogações, encantamentos, descobertas, verificações, constatações saborosas sobre o que é ser ESCOLA e, sobretudo, muitos estudos. Estudos estes que no decorrer do tempo têm se tornado cada vez mais alavancas que nos impulsionam (nos projetam, nos põem na experiência da “projetação”, será?) continuamente e em busca do encontro com a valorização da INFÂNCIA.

Acredito que em Reggio Emília, mais do que compreender o que lá acontece, é possível, essencialmente, mergulhar na atmosfera de uma educação comprometida com o tempo da infância.  Lá, a todos é permitido acesso e a todos é garantido o sucesso. Que é único e próprio de cada um... As particularidades são reverenciadas e a coletividade se torna uma construção assumida por todos.

No encontro com os educadores, com as crianças e com os espaços a educação responsável se faz presente de maneira extremamente comprometida onde, família e escola, encontram seu valor e interdependência.

Para nós, visitantes, a escuta atenta se faz uma constante sem mesmo que a gente perceba. Os espaços convidam, os relatos seduzem e a memória daquele lugar se torna algo impossível de não retornar...

Mas quando é chegada a hora do fim daquele tempo, da estada com todos, do distanciamento daquelas escolas e da volta pra casa a inspiração reggiana nos acompanha, permanece em nós, soprando nos ouvidos, a sensação de que todos somos capazes, se desejosos e incansáveis na luta, de permitir que a vida adentre também os muros das escolas e infâncias brasileiras que tanto nos pedem por dias melhores.


Vejam também o vídeo "Conhecendo Reggio Emília". Um material produzido pela FUNDESP com o intuito de apresentar a prática educativa das escolas italianas a partir de imagens e relatos de alguns dos profissionais envolvidos com a reggio children.


"Conhecendo Reggio Emilia" - Vídeo produzido pela FUNDESP - TV Cultura 

* Luciana Ribeiro é assesssora educacional da Cenário Treinamentos e Cursos Livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário