segunda-feira, 16 de maio de 2011

Luzes sobre as crianças: Relato de uma experiência com crianças de 06 a 13 anos

Delma Maria dos Santos Ferreira *

         Durante muito tempo vivemos dentro de um modelo educacional baseado  no método tradicional. Onde a criança, ao chegar à instituição, deveria ter a consciência de que estava entrando em um âmbito educacional sistematizado.
               Mesmo sabendo que fazemos parte de um ensino não formal, nunca foi questionado qual o olhar da criança sobre este processo e sobre esta instituição. Com a chegada do projeto de intervenção da Cenário, o primeiro passo foi saber o que as crianças pensam e sabem sobre determinados assuntos... Para a nossa surpresa, todos: instituição, criança e família vêem o Centro de Formação como uma segunda escola, na qual o rendimento só acontece se existirem carteiras, cadernos, lápis, quadro, giz, professores e alunos.
               A proposta apresentada, de um trabalho com a pedagogia de projetos no Centro de Formação, deu mais ânimo e vida para todos nós. As crianças, peças fundamentais desse processo de ensino e aprendizagem, estão totalmente envolvidas! O brilho no olhar e o desejo de estar na instituição é ainda mais forte. As imagens aqui apresentadas vêm mostrar o olhar da criança sobre o Centro de Formação antes do projeto e hoje com a sua chegada. Detectamos através dos desenhos que o desejo de estar em um ambiente gostoso, livre e bonito é o sonho de todas as elas.

         
A sala de aula que existia: Enzo desenha a sala retratando o espaço organizado pelo adulto, de forma que a atenção das crianças esteja voltada para ele. Na imagem aparecem carteiras em fila, viradas para um quadro. A mesa e o armário colocados na parte da frente da sala são do professor.

A sala de aula idealizada e posteriormente organizada na instituição: Enzo coloca em seu desenho  o desejo de um espaço organizado segundo a opinião das crianças. Nele deveria conter, como se observa na imagem, brinquedos e um armário onde possam ser organizadas todas as coisas, inclusive as das crianças. Aparece ainda um painel para contação de histórias e o mais interessante: Aqui Enzo desenha uma criança, incluindo-a na cena.

* Delma Maria dos Santos Ferreira –  É educadora do Centro de Formação Lar Alfredo Júlio
                                                                                                                                                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário