Durante muito tempo vivemos dentro de um modelo educacional baseado no método tradicional. Onde a criança, ao chegar à instituição, deveria ter a consciência de que estava entrando em um âmbito educacional sistematizado.
Mesmo sabendo que fazemos parte de um ensino não formal, nunca foi questionado qual o olhar da criança sobre este processo e sobre esta instituição. Com a chegada do projeto de intervenção da Cenário, o primeiro passo foi saber o que as crianças pensam e sabem sobre determinados assuntos... Para a nossa surpresa, todos: instituição, criança e família vêem o Centro de Formação como uma segunda escola, na qual o rendimento só acontece se existirem carteiras, cadernos, lápis, quadro, giz, professores e alunos.
A proposta apresentada, de um trabalho com a pedagogia de projetos no Centro de Formação, deu mais ânimo e vida para todos nós. As crianças, peças fundamentais desse processo de ensino e aprendizagem, estão totalmente envolvidas! O brilho no olhar e o desejo de estar na instituição é ainda mais forte. As imagens aqui apresentadas vêm mostrar o olhar da criança sobre o Centro de Formação antes do projeto e hoje com a sua chegada. Detectamos através dos desenhos que o desejo de estar em um ambiente gostoso, livre e bonito é o sonho de todas as elas.
* Delma Maria dos Santos Ferreira – É educadora do Centro de Formação Lar Alfredo Júlio
Nenhum comentário:
Postar um comentário